Grupo de Teatro Engasga Gato

Grupo de Teatro Engasga Gato

O Grupo Engasga Gato nasceu da necessidade de investigar o ofício do ator e fazer deste ato sua principal característica de trabalho.
Formado pelos atores Fausto Ribeiro, Gabriel Galhardo, Márcio Bá, Monalisa Machado e Poliana Savegnago, o grupo deu o seu primeiro passo em dezembro de 2007 quando viajou para uma pequena cidade no vale do Jequitinhonha (MG) chamada Araçuaí com o objetivo de fazer uma pesquisa de campo sobre as histórias pessoais, danças, causos, músicas e manifestações da cultura popular da região.
Material em mãos, o grupo convidou a diretora Raquel Scotti Hirson, atriz pesquisadora do Lume (Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp) para dirigir o espetáculo. Para essa montagem, o grupo optou por se deslocar para Campinas intensificando o processo de criação. O resultado deste trabalho é o espetáculo “Teus passo, teus guia” que estreou em 2008 no Sesc Ribeirão Preto e tem seguido sua trajetória pelo país.
Também em 2008, o Engasga Gato desenvolveu ” O Último Andar” , espetáculo baseado na obra infantil de Cecília Meireles, que transporta sua poesia pelo universo das brincadeiras de rua, jogos, parlendas, trava-línguas e costumes populares. ” O Último Andar” estreou na Feira Nacional do Livro de 2008, e rodou pelas escolas da rede pública de Ribeirão Preto pelo projeto SESC Itinerância, além de se apresentar eventualmente pelas praças da cidade.
Em paralelo a isso, o Grupo Engasga Gato, mantém sua sede - Último Andar- Telhado Cultural, em Ribeirão Preto, onde desenvolve oficinas,além de suas pesquisas teatrais em torno da cultura popular brasileira.