Cursos

1 - DIRIGENTES DE GESTÃO ESCOLAR

Ementa A gestão municipal da educação: aspectos legais, organizacionais e pedagógicos. O papel do gestor/dirigente municipal da educação no contexto das mudanças paradigmáticas na educação brasileira pós-LDBEN 9394/96. Diretor/Gestor escolar e as diversas modalidades de escolha: nomeação, indicação e eleição. Formas de institucionalização e implementação da gestão escolar: motivações, pontos fortes e pontos fracos (Matriz FOFA) e a questão da democratização da sociedade e da escola. Gestão, liderança e autonomia. A escola: cultura, crescimento, equipes e círculos administrativos, missão, valores e princípios fundamentais, competências pessoais e profissionais para atuar na gestão da instituição educativa. A questão da qualidade na educação: formalização, avaliação e interiorização institucional.
OBJETIVOS:
- Conceituar cultura escolar e competências pessoais e profissionais para a direção/gestão da escola no contexto complexo e multifacetário da sociedade contemporânea.
- Apresentar e analisar as diversas modalidades de institucionalização dos dirigentes escolares e suas equipes, em acordo com os atuais contextos e preceitos legais e pedagógicos da educação brasileira.
- Analisar as interfaces entre os preceitos constitucionais da democratização da sociedade e da escola, à luz das políticas educacionais pós LDBEN 9394/96 e seus impactos na organização do trabalho escolar e educacional.